O Curso superior otimiza a conquista de bons empregos, ou é irrelevante?

sexta-feira, janeiro 18, 2008

MELHORAR SEMPRE

Uma boa tradução para kaizen é melhoria contínua (do Japonês, kai = contínuo e zen = melhor; bom estado de espírito) e um bom significado para racionalização é melhorar o que está bom. Podemos então adiantar que, kaizen e racionalização são termos complementares, cuja filosofia é a busca constante por uma melhor qualidade, seja ela de produtos, de serviços, de ambiente e por que não dizer de vida.
Quando nos sujeitamos a melhorar aquilo que precisa ser melhorado e que está ao nosso alcance estamos utilizando (mesmo que de maneira inconsciente) os princípios do kaizen e da racionalização. É comum ao ser humano e é algo que está intrínseco em nosso espírito o desejo de melhorar tudo, porém para que as melhorias aconteçam é necessário que elas venham acompanhadas de mudanças, algumas simples e outras mais complexas, mas em todos os casos é importante nos conscientizarmos para uma frase que diz: “Toda melhoria requer mudança, mas nem toda mudança provoca melhoria” – Isso confirma que algumas mudanças podem também ser fruto de um bom planejamento para que sejam úteis e aplicáveis no sentido de produzir as melhorias desejadas.
Há algumas mudanças que dependem exclusivamente de nós para que elas aconteçam, como cultivar os cuidados com saúde e hábitos alimentares, dormir bem, praticar a tolerância e o perdão, melhorar o vocabulário através de boas leituras, visitar enfermos, lares de crianças, de idosos, reunir amigos para ouvir músicas, aprender a dançar e tocar instrumentos, eliminar ou diminuir dívidas, apenas para ficar em alguns exemplos que afetarão de forma lenta ou rápida os rumos de nossas vidas.
Outras mudanças, porém, nos fazem sentir impotentes diante de seus tamanhos e complexidade. Por exemplo, todos nós, ou pelo menos a maioria de nós, aspiramos por um mundo mais limpo, com mais respeito mútuo, sem violência, sem poluição de nenhum tipo, com pessoas alegres e saudáveis e tudo o mais de excelente que nossa imaginação puder conceber. Aí vêm algumas dúvidas que não calam:
É possível um mísero mortal fazer alguma coisa para melhorar algum desses aspectos?
Mesmo juntos podemos fazer alguma coisa para melhorar o mundo?
Mudar para melhorar apenas a mim e ao ambiente em que vivo, não é um pensamento muito mesquinho, ou será então, pensar pequeno?
Tudo isso é muito complexo e nos conduz a reflexões mais profundas e a única certeza que temos é que as coisas mudam e devemos estar preparados para enfrentar o novo e tirar bom proveito disso. Um bom começo é abandonar velhos hábitos e nos libertar de vícios e preconceitos que mais atrapalham do que ajudam nossa constante busca por melhorias. A ciência e a tecnologia avançam tão rapidamente que é quase impossível reunir fôlego para acompanhar de perto esses avanços. Mas, para mudar é preciso ter coragem. Penso que mesmo as pessoas notáveis, como Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Irmã Dulce, Chico Xavier, Martin Luther King e outros que vieram ao mundo e produziram excelentes mudanças para melhor, em alguns momentos também se sentiram frágeis, mesmo assim foram corajosos e nunca, ou quase nunca, se acovardaram diante de obstáculos e desafios. O líder negro norte americano Luther King, disse um dia que tinha um sonho (I have a dream...): “Eu tenho um sonho, e neste sonho vejo crianças negras e brancas andando de mãos dadas pelas colinas da Geórgia”. Mesmo não tendo vivido o suficiente para ver seu sonho realizado ele conseguiu ao menos plantar a importante semente que se não eliminou de vez o preconceito racial fez com que as pessoas, independente da cor de suas peles, passassem a ser mais respeitadas entre si.
Diante dessas reminiscências penso que é impossível mudar o mundo ou as coisas do mundo se antes não mudarmos a nós mesmos. E quando começar? Agora, para nunca mais parar, Melhorar hoje e sempre. Como está confirmado no Kaizen e na racionalização.
Paz, Saúde e Sucesso ! ! !
André Luiz Cisi

Um comentário:

Unknown disse...

Inaugurando seus comentários rsrs....
Sábias palavras, alias, acredito que tudo que fazemos com amor nos torna naturalmente mais sábios...As vezes me pergunto pq não nascemos já sabendo o que a vida nos ensina ao longo dela, normalmente de formas nada fáceis...Mas quer saber, ai não teria graça nenhuma viver rsrs...
Beijos no seu coração
Sua aluna Michele